segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
REFORÇO PARA O EXAME FINAL
Na época do colégio, muitos experimentam a sensação de chegar ao final de uma disciplina e não obter a nota suficiente para passar de ano. Solução? O período de reforço do aprendizado para fazer o temido “EXAME FINAL”, verdadeiro pesadelo para alguns!
Para o desespero dos que esperneiam dizendo que não necessitam de reforço, ou que o reforço não adianta nada, um artigo na revista Neuron de dezembro de 2009 apresenta justamente os benefícios para o cérebro dos alunos que passam por tal período de remediação.o colégio, muitos experimentam a sensação de chegar ao final de uma disciplina e não obter a nota suficiente para passar de ano. Solução? O período de reforço do aprendizado para fazer o temido “exame final”, verdadeiro pesadelo para alguns!
Timothy Keller e Marcel Just, da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, EUA, recrutaram crianças em idade escolar com nível de leitura baixo e os separaram em dois grupos: um deles recebeu somente o ensino formal, enquanto o outro passou adicionalmente por aulas de reforço direcionadas para melhorar a capacidade de decodificar fonemas. Comparada às duas semanas usuais de duração da recuperação escolar, a recuperação no estudo foi anormalmente longa: os alunos passaram por 100 horas de estudo remedial, distribuídos em 6 meses, com aulas diárias de 50 minutos, 5 vezes ao semana.
Em crianças com dificuldades de leitura, já havia sido observada uma redução da substância branca semioval do cérebro, que é a porção da substância branca onde se encontram as fibras que conectam os lobos frontal, parietal e temporal, trocando informações necessárias para a leitura. Essa redução pode resultar tanto de uma deficiência de mielinização quanto de uma redução da espessura das fibras ou até do seu número. Com uma menor conectividade entre os lobos cerebrais, a leitura ficaria prejudicada.
Em comparação, Keller e Just observaram que, ao fim dos seis meses do estudo, os alunos submetidos ao programa de recuperação, e somente eles, tiveram um aumento da substância branca semioval. O aumento ocorreu no sentido do envoltório das fibras, o que leva a crer que o efeito da recuperação é um espessamento da bainha de mielina dos axônios da substância branca, que confere isolamento elétrico aos impulsos nervosos que trafegam pelos axônios, tornando a transmissão de sinais mais rápida e fidedigna – o que provavelmente facilita a leitura. De fato, as crianças que fizeram o reforço, e não as outras, tiveram uma melhora na capacidade de decifrar palavras. Ou seja, o reforço é válido no ano todo, não somente no final dele. Assim, é preciso esforçar mais no início e meio do ano, para não sofrer no futuro!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Matrículas na Rede Estadual de Ensino
As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, de 22/11/2011 a 6/1/2012. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance de 8/1/2012 a 27/1/2012.
A pré-inscrição é para alunos concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio; alunos de escola estadual que não ofereça a série subsequente; alunos novos; alunos que desejem mudar de escola; alunos desistentes.
Nos dias 8/1/2012 e 29/1/2012, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites http://www.sed.ms.gov.br/ ou http://www.matriculadigital.ms.gov.br/ a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.
Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.
Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
- cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade;
- guia de transferência e histórico escolar (quando necessário);
- comprovante de residência;
- carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador);
- quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição);
- laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).
Os estudantes que queiram permanecer na escola em que estudaram em 2011 deverão renovar sua matrícula na própria escola, de 8/12/2011 a 6/1/2012. Os alunos que perderem o prazo concorrerão com os candidatos às vagas remanescentes a partir 8/1/2012.
Os alunos que necessitem do passe de estudante devem estar atentos aos prazos de cadastramento da AGETRAN. Para receber os passes na primeira remessa, em 2/2/2012, é preciso que a inscrição para a matrícula seja feita até 23/12/2011.
Estudantes começam hoje testes da Avaliação de Ensino
O SAEMS é aplicado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), em parceria com a Universidade Federal de Juiz Fora, por meio do Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação (CAEd) para mensurar a qualidade do ensino e da aprendizagem e obter indicadores consistentes e comparáveis.
Com os resultados, que serão divulgados em março de 2012, será possível compreender a realidade educacional do Estado e redirecionar o processo educativo e de investimentos, na busca de uma gestão eficaz capaz de superar os fatores que contribuem para os elevados índices de evasão, retenção e distorção idade/ano.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Vem aí Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Já a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para
diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados
e questionários socioeconômicos.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental e na terceiro ano do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.
Projeto é apresentado no II Encontro das STEs
Atualização dos Referencias Curriculares mobiliza professores
A Secretaria de Estado de Educação (SED), em processo de atualização do Referencial Curricular, disponibilizou a versão preliminar do documento, para análise e sugestões da equipe pedagógica da escola (corpo docente, coordenação pedagógica, professor-coordenador e direção).
Na escola Carlos Drummond de Andrade contamos com a colaboração e comprometimento de todos na execução do trabalho, com o objetivo de compor um documento que evidencie a legislação vigente, as tendências contemporâneas e traduza uma proposta de ensino com
enfoque na realidade educacional sul-mato-grossense
. O estudo com os professores da escola foi feito no dia 18/10 e logo depois no dia 26/10 com toda rede estadual anastaciana na escola Roberto Scaff.
A SED espera com esse trabalho contribuir, ainda mais, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O Referencial Curricular está disponível no link: http://intra.sed.ms.gov.br/referencialcurricular/
terça-feira, 25 de outubro de 2011
FESTA DAS CRIANÇAS
A festa em comemoração ao dia da criança na escola foi nesta sexta-feira. Neste dias os alunos se divertiram e aproveitaram muito. Além dos "comes e bebes" como: bolo, cachorro-quente, picolé, refrigerante e pipoca, todos puderam se divertir na cama elástica e nas brincadeiras programadas pelos professores. Houve festa nos três períodos e cada criança ganhou seu presente. Eta diversão inesquecível!
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Após Enem, estudantes se preparam para a 'temporada' de vestibulares
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (22) e no domingo (23) aguarda agora a divulgação do gabarito oficial do exame, prevista para esta terça-feira (25) e a publicação do resultado individual, que será feita em 4 de janeiro de 2012.
Os candidatos poderão usar a nota para tentar uma das mais de 80 mil vagas oferecidas por dezenas de instituições federais. O número exato de vagas será divulgado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) após a publicação do resultado individual do Enem. Passada as provas do Enem, muitos estudantes se preparam agora para a "temporada" de vestibulares promovidos por universidades que não usam o exame do MEC ou o utilizam apenas como parte do processo seletivo.Da escola Carlos Drummond de Andrade são mais de 60 alunos concorrendo as vagas. Muito nos alegra de saber que muitos alunos já concluíram, estão cursando e irão para uma universidade.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Professor Aldo eleito no CDA
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Eleição para Direção Escolar
A comissão Escolar da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade convida a comunidade Escolar:
ü Pai, mãe ou responsável pelo estudante, munido de um documento com foto;
ü Alunos com idade mínima de 12 anos, regularmente matriculados e freqüentes na escola;
ü Os profissionais da educação do quadro permanente, lotados e em exercício na escola;
ü Os professores admitidos por convocação e em exercício com duração acima de 180 (cento e oitenta) dias no ano em curso.
Para comparecerem no dia 06/10/2011 (quinta-feira), na
escola no horário das 8 horas às 20 horas, para elegerem o (a) diretor (a) da escola através do voto secreto para o triênio de 2011/2014.
A participação desta COMUNIDADE ESCOLAR é de suma importância para que o processo democrático seja efetivado com êxito.
IAGRO NAS ESCOLAS
As escolas municipais e estaduais de Anastácio participaram, nos dias 5 e 6 de setembro, do projeto “Iagro nas Escolas”, ciclo de oficinas pedagógicas e debates sobre temas transversais, educação ambiental, educação sanitária, meio ambiente, doenças de animais que podem ser transmitidas através de alimentos e outros.
Para a realização das oficinas e palestras nas escolas, a Iagro (Agência Estadual de Defesa S
anitária Animal e Vegetal) contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação para colaborar na organização e agendamento das palestras.
O público-alvo destas oficinas foram os professores dos 4º e 5º anos e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais, incluindo professores das disciplinas de Artes e Educação Física.
Ao todo, as oficinas da Iagro atenderam cerca de 80 participantes. A escola Carlos Drummond de Andrade esteve no evento através dos professores dos 4º e 5º anos que participaram das oficinas e receberam o kit da “Coleção Iagro nas Escolas”, que será uma auxílio dos temas em sala de aula.
O ciclo de palestras foi realizado no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério da Silva, e contou com a participação da coordenadora pedagógica Dulcinéia Gomes e os respectivos professores: Ana Paula, Iza, Vinícius, Iolanda, Célia, Maria do Carmo, Bárbara e Eliane.
A escola agradece a participação de todos e incentiva a realização destas palestras, pois abordam temas de grande importância para nossa comunidade.sexta-feira, 30 de setembro de 2011
V Semana de matemática 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
NTE divulga projetos da salas de tecnologias
Acontecerá nos dia 31 de outubro e 01 de novembro o 2º Encontro de STEs - Inserção da Mídias no Planelamento Escolar , das escolas jurisdicionadas do Núcleo de Tecnologia de Aquidauana, com apresentação de projetos desenvolvidos na sala de tecnologia.
O evento acontecerá no dia 31 a noite, na Câmara Municipal de Aquidauana e no dia 01 na Igreja Missionária de Anastácio, nos 3 períodos, com apresentação dos projetos. A escola Carlos Drummond de Andrade neste evento apresentará seus projetos.
Prevenção e combate ao Bullying Escolar
Em parceria com Secretaria de Educação do Estado SED/MS a Escola Carlos Drummond de Andrade trabalha essa semana com os alunos o Tema Bullying, pois o crescimento da violência entre jovens cresce cada vez mais. A escola, com seus projetos interdisciplinares promove a socialização conscientizando-os para o respeito as diferenças que cada um tem dentro da sociedade em que vivem.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Projeto “Remédios Caseiros”
Iniciou neste mês de agosto na STE, o projeto “Remédios Caseiros” com os alunos da 3ª e 4ª Fase do EJA do período noturno. O projeto desenvolveu-se durante as aulas de Língua Portuguesa com a professora Edna Aurora Lissoni e foi coordenado pelo professor Vinícius Corrêa, da STE. O referido projeto teve os seguintes objetivos: pesquisar sobre algumas plantas e conhecer suas propriedades medicinais; discutir a importância, utilidade e o preparo dos remédios caseiros; digitar no Word e fazer apresentação em sala de aula através PowerPoint. A avaliação foi realizada levando em conta o interesse e a participação dos alunos na efetivação do projeto.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Escola ganha cozinha moderna
Já iniciou a reforma da cozinha da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. Na tarde desta terça-feira, os engenheiros responsáveis pela obra esteveram na escola apresentando a planta e assinando o compromisso de entregar a reforma o mais rápido possível.
O diretor da escola, professor Aldo José disse, que era um sonho ver a cozinha bem instalada e modernizada, além disso, os móveis serão tocados. As escola não parou de oferecer a merenda, pois a cozinha improvisada continua fucionando a todo vapor. É isso aí, nossos alunos merecem o que há de melhor.
Alunos do Drummond ganharão Carteira do Estudante
Mais uma iniciativa da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade merece destaque na comunidade anastaciana. A instituição vai emitir, aos cerca de 700 alunos do ensino fundamental e médio, a Carteira do Estudante. O feito é inédito na cidade, vez que geralmente o aluno tem de pagar para ter o documento. A carteira será disponibilizada gratuitamente para a comunidade estudantil do Drummond.
O diretor da escola, professor Aldo José, informou ao Anastácio Notícias que as carteirinhas serão produzidas na própria escola com foto e identificação de cada aluno (nº de cadastro do estudante da rede estadual, nome dos pais, etc...). A impressão e plastificação serão feitas numa gráfica da cidade.
As carterinhas serão entregues ainda neste mês de Agosto e fará parte das comemorações do Mês dos Estudantes. O diretor lembrou que a carteirinha é o documento exigido para que o estudante pague apenas a metade do ingresso para ter acesso aos estádios, circos, cinemas e teatros. A iniciativa está sendo comemorado por toda a comunidade estudantil daquela unidade de ensino.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Drummond faz festa no Dia do Estudante
O Dia do estudante foi celebrado, nesta quinta-feira (11/08), com muita festa. logo pela manhã, os alunos assistiram muitas apresentações culturais e uma palestra sobre Gremio Estudantil, com a equipe da Segurança pública de Campo Grande. Equipe esta composta pelos srº Hugo - membro do Conselho de Segurança, srº Adelaido - presidente do Conselho de Segurança da região central de Campo Grande e ex-membro da União Campograndense de Estudantes, srª Sonia - ex-presidente de Grêmio Estudantil e secretária do Conselho de Segurança e Dedé - assessor de comunicação do 1º Batalhão de Polícia de Campo Grande. Com direito a "parabéns pra você", os alunos aplaudiram e recepcionaram muito bem nossos parceiros.
No período vespertino, além das execuções dos hinos nacional e de Mato Grosso do Sul, tivemos várias apresentações culturais. O Projovem do município de Anastácio, direcionado pela profª Giovania, nos agraciou com teatro e danças.Logo depois do teatro, a professora argumentou sobre a importancia do combate a exploração infantil, tema do teatro, e como as crianças devem denunciar. Assim, os alunos puderam entender um pouco sobre o ECA.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Corpo Administrativo da escola faz capacitação
No período das férias escolares a escola não parou. Além das instalações dos condicionadores de ar em todas as salas de aula e sala dos professores, o projeto Rondon proporcionou uma capacitação aos funcionários administrativo da escola. Com muita dinamica a profª Michele apresentou paletras e brincadeiras com tema; companherismo.É isso aí pessoal! Parabéns pela conquista de serem inseridos como Educadores!
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Vejam o resultado da XI Mostra Interna de Ciências e Artes
CIENTÍFICO
ANOS INICIAS – 5º ANO B
2º LUGAR - 262,5 PONTOS
TRABALHO Nº 04
ERVAS MEDICINAIS
PROFESSORA ORIENTADORA: IOLANDA TEREZINHA AZEVEDO BAES
ALUNO(AS): PAULA DA SILVA
THALITA JARA ROMERO
EZEQUIAS RAMOS ALBRES
ERIQUE LEOMAN MOREL GOMES
1º LUGAR - 270 PONTOS 2º ANO A
TRABALHO Nº 02
A TECNOLOGIA NO COTIDIANO
PROFESSORA ORIENTADORA: ELIANE FREITAS ARTIGAS
ALUNO(AS): KAROLINA SANTANA PAZ
THIAGO SOUZA PERALTA
CIENTÍFICO
ANOS FINAIS
2º LUGAR - 253,5 PONTOS 7º ANO B
TRABALHO Nº 05
INSETOS: BIODIVERSIDADE, ARTE E CULTURA
PROFESSOR ORIENTADOR: WILSON ANTONIO WEIS
ALUNO(AS): ÁVILA PETRONILHA
ALINE DA SILVA
FÁTIMA MALDONADO
1º LUGAR - 278 PONTOS 9º ANO A
TRABALHO Nº 07
INSETOS: BATATERIA
PROFESSOR ORIENTADOR: TEREZA JANNETH ABDALLA DA SILVA COSTA
ALUNO(AS): LUIZ ANDERSON ABDALLA DE OLIVEIRA
ADRIELE DÁVALOS NERES
AMANDA CÁSSIA SILVA
CIENTÍFICO
ENSINO MÉDIO
2º LUGAR - 271,5 PONTOS 1º ANO B
TRABALHO Nº 08
ÁLCOOL X ORGANISMO
PROFESSOR ORIENTADOR: ELIANE LOPES BARBOSA CAPEJANI
WILSON ANTONIO WEIS
ALUNO(AS): ELIANA PEREIRA ALVES
KAUENE SENA DE QUADROS
MAÉSLEI DE ARRUDA FREITAS
1º LUGAR - 280 PONTOS 2º ANO A
TRABALHO Nº 09
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DAS AVES
PROFESSOR ORIENTADOR: TEREZA JANNETH ABDALLA DA SILVA COSTA
ALUNO(AS): ALEX MESSIAS CAETANO PERALTA
MATHEUS PINHEIRO DA SILVA
IRINEU BARROS NUNES
ARTÍSTICO
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
4º ANO B
TRABALHO ÚNICO
TRABALHO Nº 10
CULTURA E ARTE AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORAS ORIENTADORAS: MARIA DO CARMO SEVERINO TEODORO
IZA CORREA DA SILVA
ELIANE ARAUJO LOBO
ALUNO(AS): NATHÃ DA SILVA GONÇALVES
LUIZ DEGILSON DA SILVA
TAINARA BARCELOS TRINDADE
ARTÍSTICO
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
7º ANO B
TRABALHO ÚNICO
TRABALHO Nº 09
ARTE COM ELEMENTOS DA NATUREZA
PROFESSORA ORIENTADORA: CÉLIA OLIVEIRA DA SILVA
ALUNO(AS): TAINARA FARIAS DA CONCEIÇÃO
CIDIMARA MARTINEZ DA SILVA
IGOR DE CARVALHO
BRUNO AMORIM
ARTÍSTICO
ENSINO MÉDIO
2º LUGAR – 234 PONTOS
TRABALHO Nº 02
CAMINHOS DA POESIA – COLETÂNEA POÉTICA 2º EDIÇÃO
PROFESSORA ORIENTADORA: JANETE APARECIDA MARCONDES
ALUNO(AS): IRIELI DO CARMO
MARCILIA FEREDICI M. MIRANDA
MARINALVA GALDINO J. DE LIMA
ENSINO MÉDIO
1º LUGAR – 236,5 PONTOS
TRABALHO Nº 08
PINTURA NATURALISTA E PINTURA ABSTRATA
PROFESSOR ORIENTADOR: CLAUDIO NERIS B. FERNANDES
ALUNO(AS): ANA MARIA JACOB COSTA
JACQUELINE PERALTA MIRANDA
TAYNIS MOLINA NUNES
WEVERTON WILSON DA SILVA FANHANI
Preparação para XI Mostra Interna de Ciências e Artes
CONFIRA NO LINK ABAIXO O PLANO DE GESTÃO-ESCOLAR 2020/2023 https://drive.google.com/file/d/15QnestATCIa0B-cnZXpYke-q4sW-ihYF/view?usp=sharing
-
As escolas municipais e estaduais de Anastácio participaram, nos dias 5 e 6 de setembro, do projeto “Iagro nas Escolas”, ciclo de oficinas p...
-
CONFIRA O REGIMENTO ESCOLAR DA ESCOLA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O REGIMENTO https://drive.google.com/f...